Mais um Pouco de Wushu

Category: , , By Matheus Andrade
Wushu - a Arte Marcial Chinesa, ao longo de muitos anos desde do seu surgimento, foi agregado eternamente à sociedade chinesa. O Wushu surgiu do trabalho e do experimento da sociedade chinesa, que durante seu longo período de evolução reuniu os melhores conhecimentos e tradições da cultura tradicional, dando ao Wushu as características próprias de seu povo e tornando-se assim um esporte oficial do país.
A Palavra "Wushu"- Arte Marcial, teve seu primeiro registro na Dinastia Liang do Sul (d.C.501-d.C.519) com XiaoTong, o primeiro filho do Imperador LiangWu, que escreveu uma coletânea de poesias onde a palavra "Wushu" foi vista pela primeira vez na frase "Parar de Lutar (Wushu) e Propagar a Literatura"; mais tarde esta palavra foi adaptada para interpretar exercícios que fortalecem o físico. O termo Wushu somente tornou-se comum nos textos chineses a partir da Dinastia Qing (d.C1644-d.C.1892). Em 1926 foi oficializado pelo governo o termo "Wushu Chinês". Como na época houve constantes invasões estrangeiras no país, também foi denominado como "Kuoshu", a Arte Nacional, devido ao patriotismo do povo. Hoje em dia, a palavra "Kuoshu" ainda é utilizada em Taiwan e pelos chineses residentes no exterior. Em 1949, na proclamação da República Popular da China, o Wushu foi oficializado como esporte nacional.
O termo "Wushu" pode ser explicado literalmente : "Wu" é formado por símbolos "parar" e "foice", cuja significa é usar a sua força para bloquear a força de seu oponente, essa explicação também foi deduzida através da filosofia. "Shu", significa a forma, técnica, caminho, um meio de chegar nos seus objetivos.
Com isso, podemos dizer que a significado da palavra "Wushu" é a técnica de se defender utilizando ou não armas.
Apesar da filosofia, da Medicina e da Cultura da China contribu¨ªram muito para a evolução do Wushu, sua raiz sempre será composta de técnicas de ataques e defesas. Então podemos afirmar que o Wushu é uma forma de Combate Tradicional Chinês.
Defender-se do inimigo foi, naturalmente, um ato comum em qualquer povo, ou etnia desde a antiguidade. Por isso, a origem das formas de combate não pode ser atribuída a ninguém em particular.
Podemos dizer que a princípio as técnicas de combate e as condições eram semelhantes em todos os povos, mas com tempo e a evolução cultural e dos costumes se formaram diferentes tipos de formas de combate. Ao longo dos anos, o povo chinês desenvolveu diversas formas de combate baseadas em sua cultura milenar , criatividade e sacrifício, que foram determinantes para a formação do Wushu que conhecemos hoje.
E segundo lugar, o Wushu é um esporte nacional.
Wushu possui seu lado esportivo, apresar de seu desenvolvimento atribuído aos combates nas guerras. Com fim das armas brancas e o aparecimento das armas de fogo, o lado esportivo, do entretenimento e da competição do Wushu tiveram uma importância maior.O Wushu como uma modalidade esportiva, é dividido em TaoLu (seqüências) e SanDa (combate).
TaoLu, é uma execução de movimentos de ataque e defesa em seqüências, com grande beleza e coreografia. Durante apresentação, também observamos itens como resist¨ºncia física, flexibilidade e a originalidade do atleta. O combate é uma disputa de técnicas entre duas pessoas, onde o reflexo, raciocínio, agilidade e o autocontrole do atleta são itens importantes.
E em terceiro lugar, o Wushu é uma Cultura Antiga Chinesa.
Se identificarmos o Wushu somente como uma modalidade esportiva, uma habilidade específica, não podemos abranger e compreender toda a sua essência; Todo esporte tem uma cultura que o suporta, mas nenhum deles é tão ligado a Cultura quando o Wushu Chinês, assim como nenhuma outra modalidade conseguiria suportar toda essa carga cultural e absorvé-la tão bem como ele. Na verdade, ao longo da História, o Wushu sempre viveu e cresceu num ambiente de cultura tradicional. A filosofia tradicional que o Wushu absorveu o mantém sempre em uma base inabalável.
Definimos o termo Dao (caminho) como o nível máximo de alcance dos seres humanos, da natureza e da sociedade em uma grande combinação perfeita e única, formando uma visão de homem e deus em um, e ambos definem um sentido metafísico do Wushu para compreender a teoria da vida.
O Shan (bem) como um dos objetivos dentro da cultura tradicional, utiliza o Wu De (ética marcial) como meio. No modelo tradicional desta teoria, com objetivo de atingir o bem (Shan), diz que para exercer o Wu (Marcial) tem que ter o De(ética), quando temos como o objetivo de atingir o bem comum. Isso é a base essencial e imutável do Wushu. Além disso, o Militarismo, a sociedade, a estética, a medicina, entre outras ciências também tiveram papel essencial na formação do Wushu, que se distingue como um ramo específica da arte e cultura oriental.
Devido a sua base na cultura da China antiga, o Wushu pode ser classificado também como uma herança cultural chinesa.
O Wushu tem um forte idealismo de cuidar primeiro das preocupações do mundo para depois repartir as alegrias com todos. A pátria e o povo são a causa primeira de tudo. A ética e o comportamento que um homem deve ter: primeiramente a fidelidade, o respeito aos mais velhos, regras de etiqueta (ex. agradecimentos ou comprimentos), os deveres como cidadão e companheirismo (ex. o papel que a mulher deve manter, não Ter um comportamento promíscuo,...), refletindo a compaixão com os semelhantes e um caráter supremo. Isso também inclui atos de redenção onde não são medidas as conrotinas quando se ajudam o próximo e a pátria.

0 comments so far.

Something to say?