DESCOBRINDO A CULTURA CHINESA

Category: By Matheus Andrade

Nos últimos 50 anos acompanhamos grandes mudanças mundiais em todos os segmentos. À partir da década de 60 vimos o crescente interesse nas culturas orientais, começando com a indiana, passando pela japonesa e chegando à chinesa em meados da década de 70. Muitos elementos e artes da cultura chinesa foram então expostos à luz dos ocidentais.

Bruce Lee colocou as artes marciais chinesas, conhecidas no Ocidente como "Kung Fu", nas telas de todo o planeta no início dos anos 70. Kung Fu se tornou rapidamente um sinônimo não apenas de luta marcial mas também de intensa filosofia de vida, iniciando com o seriado "Kung Fu", com David Carradine, até o filme "O Templo Shaolin", com o então adolescente Jet Li, em 1980, que fez crescer novamente o interesse não apenas nas artes marciais chinesas, mas na vida e na filosofia desse povo..

No rastro dos estilos externos de Kungfu vieram também artes mais suaves, como o Tai Chi Chuan. Nascido arte marcial e hoje, divulgado como arte terapêutica após a década de 50, o Tai Chi conta com milhões de adeptos em todo o mundo, tornando-se saudáveis e dispostos através de seus movimentos suaves e fluidos.

Richard Nixon, em sua célebre viagem à China em 1972, trouxe em sua bagagem, de maneira indireta, os benefícios da Acupuntura e da Medicina Chinesa. Conta-se que a visita estava sendo acompanhada pelo Editor-Chefe do The New York Times. Este teve que se submeter a uma cirurgia de emergência e seu sofrimento foi atenuado pela Acupuntra. De volta aos Estados Unidos, redigiu um enorme editorial elogiando esta técnica. Isso ganhou mundo e hoje a acupuntura é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde.

O Feng Shui começou sua expansão vertiginosa em meados da década de 80 e início da década de 90. Todo mundo hoje se interessa, ao menos um pouco, em saber como harmonizar melhor sua residência ou comércio.

O Chi Kung, arte de manipular o Chi (energia vital), começou a despontar seriamente na China em meados da década de 80, sendo que o interesse em suas técnicas vem aumentando muito em todo o mundo e também no Brasil, principalmente nos últimos 5 anos.

Fonte: http://www.longevidade.net/artigos/filosofiaseculoxxi.htm

1 comment so far.

  1. Anônimo 30 de dezembro de 2007 às 03:34
    e ai ? na boa ? cara eu tenho o livro chi gong em casa e estou sempre lendo marcio.luis.oliveira@hotmail.com

Something to say?