A Moral nas Artes Marciais Chinesas

Category: , , By Matheus Andrade
Texto Original: http://www.minhachina.com/cultura/artemarcial9.htm

Há um ditado popular no ciclo das artes marciais da China: "antes de aprender a técnica, aprende-se a etiqueta; antes de praticar as artes marciais, pratica-se a moral". Durante a longa história, além de teorias e técnicas, as artes marciais chinesas formaram também um sistema de moral bem ligado com elas, que é chamado de "a moral das artes marciais". Todas as escolas consideram a educação de moral a primeira missão dos praticantes de artes marciais.

Na moral das artes marciais tradicionais, há conteúdos originados do ambiente da sociedade feudal e limitados por ela, por exemplo: as artes marciais eram ensinadas somente para os filhos, não para as filhas; o relacionamento entre escolas diferentes etc; mas a parte principal da moral das artes marciais é uma boa referencia até hoje, por exemplo:

1. O alvo das artes marciais é para se defender do oponente em vez de para machucá-lo

As ações das artes marciais eram desenvolvidas visando os pontos fracos do corpo baseando-se em análises profundas das características fisiológicas do corpo humano. Por isso, é possível machucar ou até matar o oponente na luta. Os verdadeiros mestres das artes marciais são sempre muito cuidadosos na luta: eles não lutam se não for absolutamente necessário, e não usam técnicas perigosas ao ser humano se tiverem outra opção. O alvo das artes marciais não é para machucar o oponente, mas é para se defender das ações agressivas do oponente. É bem como a construção do caractere "marcialidade" na língua chinesa, que consiste em duas partes: "parar" e "o conflito" ou "a arma", que significa "usar a arte marcial para suprimir a violência".

Por exemplo, nas artes marciais de Shao Lin, existem definições de "oito lugares para bater e oito lugares onde não se pode bater".

Os oitos lugares para bater são:
1. as sobrancelhas e os olhos;
2. o lugar em cima da boca e embaixo do nariz;
3. as faces e as orelhas;
4. ao redor das escápulas:
5. as costelas;
6. os púbis;
7. as patelas;
8. as canelas.

E os oito lugares nos quais não se pode bater são:
1. as têmporas;
2. jian tu, um ponto no centro do tórax, na base do osso;
3. os fins das costelas no lado da frente do corpo;
4. as axilas;
5. os órgãos sexuais de baixo;
6. os rins;
7. o osso sacro;
8. os lugares atrás e embaixo das orelhas.

Pode-se ver que, quando se bate nos primeiros oito lugares, pode-se ter controle sobre o oponente; e os oitos lugares onde não dá para bater são os pontos vitais, nos quais a batida pode causar a morte.

Nas técnicas das artes marciais de Shao Lin vale mais a moral do que a força física pura, põe-se ênfase na defesa em vez do atacar, enfatiza-se que as artes marciais servem para fortificar o corpo e se defender, não se pode usá-las para fazer figura ou fazer comparações de bravura.

Na escolha dos alunos e no ensino das artes marciais, os mestres também consideram a moral do aluno a primeira condição. Em todas as escolas, há regras de ensino visando o caráter do aluno.

2. Ser valente na luta para manter a justiça

As artes marciais põem ênfase em se defender, inclusive defender a própria vida, e ajudar outras pessoas a defender a justiça. Isto é um caráter notável dos mestres de artes marciais.

Para os mestres, há "três medos e três sem-medos". Os "três medos" indicam que um praticante de artes marciais não pode lutar contra três tipos de oponentes fracos: idosos, mulheres e crianças; e os "três sem-medos" indicam que os mestres não podem hesitar na luta contra três tipos de oponentes que se aproveitam do poder para infernizar outras pessoas: os que têm poder, os que têm força, e os que conhecem bem as artes marciais.

3. Respeitar o oponente, ser franco e honesto

Com a influência da cultura e da tradição, as artes marciais chinesas criaram etiquetas sofisticadas. Numa luta, não importa que seja uma luta entre amigos ou um luta verdadeira contra inimigos, os lutadores sempre fazem saudações antes de começar a lutar, para mostrar o respeito de um pelo outro. As saudações feitas antes da luta variam segundo o status social dos lutadores e a situação.

A luta deve ser honesta e justa. Ataques de surpresa e com armas escondidas são sempre menos prezados pelos mestres de artes marciais em toda a história.

4. Autocontrole e aperfeiçoamento

Uma pessoa que conhece bem artes marciais, mas mantém bons modos e modéstia, respeita o oponente e não faz figuras, deve ter bom autocontrole.

Todas as escolas têm suas disciplinas que cobrem muitos aspectos da vida dos praticantes, por exemplo, não se pode beber excessivamente, não exagerar em sexo, não se pode ser briguento, não se pode correr atrás da fama, nem ser arrogante e impulsivo, não se pode mentir, nem praticar fraude, deve-se respeitar os professores e os idosos, não se pode usar as artes marciais para infernizar a vida de outras pessoas etc. Por causa deste tipo de disciplina, fala-se que as artes marciais são um modo de viver e um auto-aperfeiçoamento.

1 comment so far.

  1. chronobreak 2 de setembro de 2007 às 11:58
    OTIMO FLOG AMIGO BOM MESMO
    SE TIVE ITERESSE E TROCA DE BANNER ESTOU AI FLW!

Something to say?