DAO, Sabre Chinês

Category: , , , By Matheus Andrade
SABRE CHINÊS - NIUWEIDAO


Texto Original: Mario Gusmão
Fonte: http://www.mario.gusmao.nom.br/dao.php


Dao é o termo genérico para o conjunto de armas brancas de fio simples e lâmina larga usadas para partir e talhar. Em seu uso cotidiano a palavra "dao" tem o sentido de faca de cozinha. O mesmo ideograma é usado no Japão para espadas de um gume e dorso, como a katana, espada dos samurais.A arma que chamamos hoje de sabre chinês foi notabilizada pelas academias de artes marciais e mais recentemente, nas aparições em filmes épicos. O niuweidao, ou sabre cauda-de-boi tem história relativamente curta, comparada a versões mais antigas de sabres chineses (dao). De uso exclusivamente civil, foi difundido entre camponeses e estudantes de artes marciais. Os primeiros registros desse sabre são da última metade do século 19 e início de século 20, período final da dinastia Qing.



CARACTERÍSTICAS


O sabre chinês moderno apresenta uma lâmina que chega a medir de 25 a 33 polegadas de comprimento. As armas tradicionais fabricadas com aço ou outras ligas rígidas pesam 1.5 ou 2 quilos, mas há peças de aço de 5 quilos. A lâmina de fio e dorso é levemente curva desde o cabo até sua terça parte. Nesse ponto, a seção mais larga da lâmina, a curvatura é mais sinuosa. O terço final do dorso é um arco côncavo em ascendente, unindo-se ao fio projetado em curva para cima. A guarda, ovalada e metálica, separa a lâmina da empunhadura, protegendo o praticante de cortes acidentais e defendendo suas mãos de investidas dos inimigos. A empunhadura ou cabo é de madeira e apresenta um leve arco descendente. Seu pomo de metal é usado para desferir estocadas nos adversários. Panos para limpeza da lâmina e das mãos do praticante são presos ao pomo.

Uma forma de medir o tamanho ideal do sabre em relaçao ao físico do praticante é segurá-lo com a empunhadura na palma da mão e a lâmina apontada para cima. A ponta da lâmina deve passar da altura do ombro.


HISTÓRIA

Embora o niuweidao tenha uma história relativamente recente, armas com gume simples e dorso são parte da história chinesa desde a Dinastia Shang, de 1800 a.C. quando a metalurgia chinesa dava os primeiros passos, fundindo ligas a partir do cobre. Foi a partir da Era dos Estados Belicosos (400 a.C. - 206 a.C.) e das Dinastias Han (206 a.C. - 220 d.C.) que os chineses aperfeiçoaram ao máximo a produção de armamento, produzindo ligas metálicas de excelente qualidade e resistência. O arsenal da armas chinês, apesar de inovações e variações, manteve-se essencialmente o mesmo até a introdução das armas de fogo modernas. A evolução do sabre chinês, conforme registros históricos (incluindo textos militares como o Compêndio de Normas do Exército Imperial- HUANGCHAO LIQI TUSHI - das Dinastias Ming e Qing (1400 - 1911 d.C.) demonstra a influência de armamento estrangeiro, notadamente mongol, persa e árabe, sobre o arsenal da China. A começar pelo sabre Mongol, introduzido durante a Dinastia Yuan ou Mongol (1279 - 1368 d.C.), que foi base para o desenvolvimento de alguns dos modelos mais difundidos na China: o yanmadao (sabre pena-de-ganso) e liuyedao (sabre folha-de-salgueiro). O yanmaodao é datado do período Ming and Qing Médio (1368-1800?).

Sua lâmina é reta até o centro de percussão. O centro de percussão é o ponto da lâmina de menor vibração ao contato direto, é a parte da arma que transfere maior potência sobre a superfície em uma investida com o fio da lâmina, uma cutelada. Aparentemente, esse modelo caiu em desuso ao final do século 18. O modelo posterior mais comum, o liuyedao foi utilizado durante as Dinastias Ming e Qing Dynasties (1368-1911). Sua característica é ter toda a extensão da lâmina em leve curva, acentuada a medida que se aproxima da ponta.

PERSONAGENS
O sabre é citado inúmeras vezes em lendas e épicos chineses. A deidade TSANG HER está diretamente associada à arma, seu nome significa "chegar e aniquilar tudo que se toca". Historiadores e poetas chineses narram as aventuras de vários guerreiros valorosos e seus sabres. Entre eles Wang Wu, notável espadachim e especialista do sabre que portava uma arma gigantesca, adornada com 9 anéis ao longo do dorso da lâmina. Os anéis distraiam seus inimigos e cegavam o fio de suas armas. O manuseio do sabre por Wang Wu era comparada à "violência do tigre nas planícies". Outro poeta descrevia o uso do sasbre como "furacões arrancando as folhas das árvores."


TREINAMENTO
Vários estilos de Shao Lin usao o Dao. Aqui no Brasil é chamado de facão. Quase todos ou todos os etilos e escolas, seja Tradicional ou Wushu moderno, usam o Dao. O Dao usado no Wushu é muito leve e tem lâmina extremamente flexível, que provoca estalidos de som quando os movimentos de explosão são executados. Nos estilos de Taijiquan, o Dao é igualmente presente, quase todas as escolas possuem formas da arma. No estilo Shao Lin, todos os movimentos são vigorosos e no Wushu moderno, os movimentos chegam a ser acrobáticos. O Taijiquan prima por movimentos mais suaves, com explosões de força pontuais. Todas as escolas, internsa e externas, praticam formas com um Dao (Dao simples) ou com um par de Daos (Dao duplo).

0 comments so far.

Something to say?